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				Surpreendente foi o resultado do
      			II Simpósio Nacional de
      Marinas e Portos de Lazer. Realizado nos dias 9 e 10 de outuro de 2003, no
      Novotel, Center Norte SP, simultâneamente ao Boat Show São Paulo 2003, pelo
      segundo ano consecultivo.  
				  
				
				Organizado por
      			Ernani Paciornik, editor da tradicional
      revista Náutica (Grupo1), com a coordenação de Ronaldo Basílio
      de Souza, "são os idealizadores deste simpósio".   
				  
				
					
						
							
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							 Ronaldo de Souza e
            representantes gov.  | 
							
							   Empresários do
            Brasil e exterior   | 
						 
					  
				
				  
				
				O evento, reunindo empresários de todo o pais e exterior,
      juntamente a especialistas e orgãos governamentais, veio a apresentar de
      forma intensa e com mais força, a
      interatividade e união dos participantes. 
				    
				
				Durante o simpósio com a realização de palestras foram
      apresentados e discutidos, os pontos mais polêmicos, relacionados as
      dificuldades na concretização destes empreendimentos no Brasil. Com o
      objetivo de união, buscando soluções, os temas e debates envolveram os
      participantes, em vários aspectos. 
				
				Foi
      abordada 
				a
      possibilidade de reativação da
      ABRAMAR- Associação Brasileira de Marinas pelos organizadores, da
      SINAMAR, um
      passo importante neste simpósio. Neill Roos
				(EUA) que atua há 30 anos
      como Consultor Internacional de Marinas, com sua experiência, acha
      importante essa reativação. 
				
				Entre os palestrantes estavam
      			Ronaldo Basílio de Souza (Westrec/Marina Pirata's), expondo
      engenharia em marinas; Felisberto Azevedo (Acobar) comentou o projeto
      Marinas Públicas; Em Marinas e Meio Ambiente estavam os convidados,
      			a
      coordenadora Bióloga Isabel Alcântara; Eng. Mauricio Couto (FEEMA-RJ);
      Dr. Daury de Paula Jr. (Ministério Público); Eng. Roberto Ulisses
      Rezende (IBAMA).
				 
				
				A participação do
      			Comandante Capitão de Fragata Arionor Souza da
      Diretoria de Portos e Costas-MM, trazendo
      esclarecimentos sobre Marinas e Marinha do Brasil foi um dos temas
      em destaque desta reunião. 
				
				Muito Interessante a palestra feita pelo
      			Sr. Bill Yeargin
      (EUA) sobre as Marinas no Século 21, uma visão futurista do assunto no
      planeta e sua importância, que junto a Neil Ross comentou a Gestão
      Moderna
      de Marinas. Também o Arq. Wagner Ferreira (Assessor Especial
      do gov. de São Paulo) falou sobre o potêncial turístico da Hidrovía
      Paraná-Tiete, o Engenheiro Nelson
      Moura (Pro-Marinas) em palestra, explanou a Oportunidades de Marinas no
      interior. 
				
				
				No
      painel para discussões estavam os empresários operadores de marinas, Pirata’s (Paulo Rebello), Bracuhy (Hugo Nunes), Manaus (Arlindo
      Frota), Porto Imperial (L.A.Gatti), Portobello (SC), Bill Yeargin
      (Rybovich).
  
				
					
						
							
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							  O 
              navegador Amyr Klink  | 
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							 Mario Bandeira e Serge
            Boroday  | 
						 
					  
				
				Finalizando e não podendo faltar, o navegar
      			Amyr klink, com
      sua experiência e projetos, comentou as possibilidades de progresso na
      construção de marinas e potencial que o pais possui, relacionando turismo
      e desenvolvimento. 
				
				Entre outros
      empresários estavam,Tereza Cerrotti
      (Pier
      26), Mario Bandeira (Amyr klink/Porto de Apoio-Pontões flutuantes
      modulares),Paulo Lima e Júlio Pimentel (Porto Marina Muriqui), José di Bella (Tocantins), e Serge Boroday
      (Poralu/Dumarin-Canada). 
				
				O
      objetivo
      deste II simpósio foi procurar soluções
      de forma a "conciliar" empreendimentos, projetos e o meio
      ambiente para o desenvolvimento e crescimento do turismo náutico, sendo o
      Brasil um dos maiores paises em têrmos de potêncial  navegável,
      quer seja em áreas litorâneas ou de interiores, onde podemos comentar
      que entre outros, só na Hidrovia Parana-Tiête, existem cêrca de 2.400
      km navegáveis ainda pouco ou nada explorados, que podem trazer
      benefícios e gerar empregos diretos e indiretos. 
				
				Para quem tinha dúvidas,
      estão de parabéns, os organizadores na
      iniciativa desta meta, " muito bem vindo ", o II Simposio
      Nacional de Marinas e Portos de Lazer, poderá trazer resultados otimistas
      para o Brasil, nos próximos anos. 
				
				Texto:
      Nadya
      Righetti c/ colab. Mario Bandeira. 
				
				Dir.
      Sport & Náutica 
				
				(10/2003) 
				
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