Tudo  o que foi 
																dito acima  
																está  
																estabelecido na 
																Convenção das 
																Nações Unidas 
																para o Direitodo 
																Mar. Entretanto, 
																as fronteiras 
																marítimas, são 
																mais permeáveis 
																do que as 
																demarcadas em 
																terra.  Para 
																controlar toda 
																essa vastidão, a 
																Marinha realiza 
																diversas 
																tarefas, entre 
																as quais a de 
																fazer valer, 
																mediante 
																patrulhamento 
																constante, 
																nossos direitos 
																sobre a zona  
																Econômica 
																Exclusiva, 
																particularmente 
																nas zonas 
																pesqueiras, 
																evitando sua 
																violação por 
																frotas de pesca 
																de outros 
																países, e nas 
																áreas de 
																exploração de 
																petróleo. 
																Some-se a estes  
																problemas a 
																eterna ameaça do 
																contrabando, 
																descaminho e 
																outras 
																atividades 
																ilícitas, cuja 
																prática é 
																favorecida pela 
																extensão da 
																costa 
																brasileira, 
																infringindo 
																nossas leis e 
																causando 
																prejuízos à 
																economia 
																nacional. Cabe 
																ainda à marinha 
																do Brasil, a 
																responsabilidade 
																de supervisionar 
																e integrar o 
																Serviço de Busca 
																e  Salvamento 
																Marítimo sobre 
																grande parte do 
																Atlântico Sul, 
																estendendo-se 
																quase até o 
																litoral da 
																África, conforme 
																estabelecido  
																em  acordos 
																internacionais.
																
																
																
																Contribuem  
																para  a execução 
																dessas tarefas 
																os modernos  
																Navios-Patrulha 
																das  classes 
																Piratini  
																baseados em  
																Belém e em 
																Ladário na Bacia 
																do rio Paraguai, 
																em apoio à  
																Flotilha de Mato 
																Grosso que 
																realizam 
																patrulhas nas  
																áreas costeiras  
																e nos  rios da  
																região e os 
																Navios-patrulha 
																da classe Grajau  
																que operam em 
																alto-mar, são os 
																primeiros navios 
																da Marinha 
																dotados do GMDSS 
																- Global 
																Maritime 
																Distress and 
																Safety System, 
																sistema que  lhe 
																proporciona 
																grande 
																flexibilidade 
																nas missões de 
																busca e 
																salvamento, são  
																navios modernos 
																e eficientes e  
																graças às suas 
																características 
																de velocidade, 
																mobilidade, e 
																flexibilidade, 
																vêm atendendo 
																satisfatoriamente 
																às necessidades 
																da Marinha, 
																particularmente 
																na  garantia dos 
																interesses 
																nacionais em  
																nossas águas 
																jurisdicionais.
																
																
																
																  
																Julgamos oportuno 
																tecer algumas 
																considerações 
																que, se 
																observadas, 
																serão a  melhor 
																maneira de 
																evitar acidentes 
																na água.
																1 - manter a 
																embarcação, de 
																acordo com os 
																requisitos de 
																segurança 
																estabelecidos 
																para sua 
																categoria. 
																Utilizar como 
																parâmetro a 
																relação das 
																exigências 
																solicitadas 
																pelas 
																capitanias, 
																delegacias e 
																agências, por 
																ocasião de sua  
																vistoria;
																2 - 
																Verificar antes de 
																qualquer saída:
																
																
																·       
																
																
																
																A existência e o 
																estado dos 
																coletes 
																salva-vidas ;
																
																
																
																·       
																
																
																
																Se a bateria que 
																fornece energia 
																para os 
																equipamentos 
																está carregada e 
																pronta para ser 
																utilizada;
																
																
																
																·       
																
																
																
																Se  o motor e/ou 
																velas  estão em 
																bom estado;
																
																
																
																·       
																
																
																
																Se a embarcação 
																está abastecida 
																com água e 
																combustível para 
																a travessia;
																
																
																
																·       
																
																
																
																A existência, em 
																boas condições 
																de 
																funcionamento, 
																de uma lanterna, 
																pistola 
																de sinalização 
																ou artifício 
																pirotécnico 
																para casos de 
																emergência;
																
																
																
																·       
																
																
																
																Se há a bordo 
																dois ferros e 
																cabos 
																suficientes;
																
																
																
																·       
																
																
																
																Se Há a bordo, 
																pelo menos uma 
																bóia salva-vidas 
																circular, com 
																trinta (30) 
																metros de cabo;
																
																
																
																·       
																
																
																
																Se existe a 
																bordo material 
																de primeiros-socorros, 
																e 
																
																
																
																·       
																
																
																
																IMPORTANTE - 
																Se todos a bordo 
																sabem o que 
																fazer em caso de 
																emergência 
																e onde se 
																localizam os 
																equipamentos de 
																segurança.
																
																3 - Informar 
																o horário 
																de suspender e 
																previsão de 
																atracar ao Clube 
																Náutico/Marina/ 
																Iate clube;
																4 - Lembre-se: * 
																Quanto mais  
																informações 
																forem prestadas 
																ao Clube 
																Náutico/Marina/Iate 
																clube sobre a 
																sua saída, será 
																mais fácil de 
																localizá-lo, em 
																caso de 
																acidente, tais 
																como:  percurso, 
																numero de 
																tripulantes, 
																previsão do 
																horário de 
																retorno, etc..; 
																e
																                        
																  * Navegar 
																sempre com a 
																documentação da  
																embarcação a 
																bordo.
																5 - Em caso de 
																necessidade,  
																utilizar os 
																navios mercantes 
																e de guerra, as 
																estações 
																costeiras e 
																outras 
																embarcações para 
																solicitar ou  
																retransmitir seu 
																pedido de ajuda.