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     O SEU NOVO RUMO NO LITORAL

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MARINHA DO BRASIL

PATRULHANDO O LITORAL

A costa  Brasileira prolonga-se por 7.408 quilômetros, muitos dos quais compostos por praias desertas e distantes dos grandes centros urbanos. Ao longo desse vasto litoral, estende-se uma faixa marítima de doze milhas de largura, denominada mar territorial  e sujeita á  soberania do Brasil. Da mesma forma, envolvendo todo o litoral e medindo 200 milhas a partir da linha da costa, estende-se a chamada Zona Econômica Exclusiva, sobre  a qual  o país não  exerce soberania, mas tem direito exclusivo sobre os recursos econômicos existentes na  massa  líquida, no solo  e no  subsolo marinhos. Em  termos práticos, isso significa acrescentar á  riqueza  nacional um  território de cerca de 4.400.000 quilômetros quadrados.

                              Tudo  o que foi dito acima  está  estabelecido na Convenção das Nações Unidas para o Direitodo Mar. Entretanto, as fronteiras marítimas, são mais permeáveis do que as demarcadas em terra.  Para controlar toda essa vastidão, a Marinha realiza diversas tarefas, entre as quais a de fazer valer, mediante patrulhamento constante, nossos direitos sobre a zona  Econômica Exclusiva, particularmente nas zonas pesqueiras, evitando sua violação por frotas de pesca de outros países, e nas áreas de exploração de petróleo. Some-se a estes  problemas a eterna ameaça do contrabando, descaminho e outras atividades ilícitas, cuja prática é favorecida pela extensão da costa brasileira, infringindo nossas leis e causando prejuízos à economia nacional. Cabe ainda à marinha do Brasil, a responsabilidade de supervisionar e integrar o Serviço de Busca e  Salvamento Marítimo sobre grande parte do Atlântico Sul, estendendo-se quase até o litoral da África, conforme estabelecido  em  acordos internacionais.

Contribuem  para  a execução dessas tarefas os modernos  Navios-Patrulha das  classes Piratini  baseados em  Belém e em Ladário na Bacia do rio Paraguai, em apoio à  Flotilha de Mato Grosso que realizam patrulhas nas  áreas costeiras  e nos  rios da  região e os Navios-patrulha da classe Grajau  que operam em alto-mar, são os primeiros navios da Marinha dotados do GMDSS - Global Maritime Distress and Safety System, sistema que  lhe proporciona grande flexibilidade nas missões de busca e salvamento, são  navios modernos e eficientes e  graças às suas características de velocidade, mobilidade, e flexibilidade, vêm atendendo satisfatoriamente às necessidades da Marinha, particularmente na  garantia dos interesses nacionais em  nossas águas jurisdicionais.

Medidas  Básicas de Prevenção para Acidentes no Mar.

  

Julgamos oportuno tecer algumas considerações que, se observadas, serão a  melhor maneira de evitar acidentes na água.

1 - manter a embarcação, de acordo com os requisitos de segurança estabelecidos para sua categoria. Utilizar como parâmetro a relação das exigências solicitadas pelas capitanias, delegacias e agências, por ocasião de sua  vistoria;

2 - Verificar antes de qualquer saída:

·        A existência e o estado dos coletes salva-vidas ;

·        Se a bateria que fornece energia para os equipamentos está carregada e pronta para ser utilizada;

·        Se  o motor e/ou velas  estão em bom estado;

·        Se a embarcação está abastecida com água e combustível para a travessia;

·        A existência, em boas condições de funcionamento, de uma lanterna, pistola de sinalização ou artifício pirotécnico para casos de emergência;

·        Se há a bordo dois ferros e cabos suficientes;

·        Se Há a bordo, pelo menos uma bóia salva-vidas circular, com trinta (30) metros de cabo;

·        Se existe a bordo material de primeiros-socorros, e

·        IMPORTANTE - Se todos a bordo sabem o que fazer em caso de emergência e onde se localizam os equipamentos de segurança.

3 - Informar o horário de suspender e previsão de atracar ao Clube Náutico/Marina/ Iate clube;

4 - Lembre-se: * Quanto mais  informações forem prestadas ao Clube Náutico/Marina/Iate clube sobre a sua saída, será mais fácil de localizá-lo, em caso de acidente, tais como:  percurso, numero de tripulantes, previsão do horário de retorno, etc..; e

                          * Navegar sempre com a documentação da  embarcação a bordo.

5 - Em caso de necessidade,  utilizar os navios mercantes e de guerra, as estações costeiras e outras embarcações para solicitar ou  retransmitir seu pedido de ajuda.

 

PARA OUTRAS INFORMAÇÕES LIGUE PARA: 

         (013) - 3221-3454 - RAMAL 215 OU 220 - Divisão de Inspeção Naval - Santos - SP. 

 

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Produção Arte e Direção - N. RIGHETTI DESIGNER - Santos - São Vicente - Guarujá - Bertioga - São Paulo

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